sábado, 17 de julho de 2010

O Magistério é uma cachaça; mas se fosse um brandy não daria ressaca

No início dos anos de 1990, eu era um aluno dos mais endiabrados. Assassinava as aulas que julgava chatas para ir comer pastelão com fanta uva na lanchonete da esquina. Apontava para a barata que andava sobre a máquina de suco para chamar o garçom de porco. Saía correndo depois, é óbvio.
Dentro da escola, aprontava em todas as aulas; era advertido por diversos professores. Mas havia, em especial, um professor que aguçava minha indisciplina: O professor Tobias, que lecionava Artes Plásticas - desenho, para os leigos.
Tobias já me parecia com a idade adiantada, andava todo de branco e exalava a aguardente.Somado a isso, mestre Tobias era um tanto surdo. Ouvia tão bem quanto uma pedra. Muitas vezes eu gritava: "TOBIAS CACHAÇA!!!". E o professor nem atinava...
Em razão de minha pouca destreza com a matéria somada à minha preguiça imensa, eu sempre ficava em recuperação em Artes Plásticas. Numa dessas intermináveis aulas tardias, o mestre pinguço determinou um trabalho cujo o tema era livre. Em outras palavras, podia-se desenhar qualquer coisa.
Eu, blindado com minha revolta, peguei o lápis 6B e a borracha Sakura e dei início à minha obra de arte. Utilizando todas as técnicas ensinadas pelo etílico professor, desenhei uma garrafa de pinga que em seu rótulo trazia a seguinte inscrição: TOBIAS.
Entreguei o desenho com a certeza de que seria reprovado, advertido e suspenso até, mas a ideia de ofender Tobias em sua moral professoral era a grande recompensa.
O lente pegou o trabalho, avaliou com bastante atenção e deu o veredicto: "Bom!". Lá se foi meu trabalho para o mural dos desenhos premiados. Para minha perplexidade o professor não se sentiu ultrajado e ainda ganhei a aprovação como prêmio.
Atulamente, ainda encontro com o mestre pelos botecos do bairro. De cabeça branca, ainda se veste tal qual um médico e finge se lembrar de mim... Hoje sou solidário ao velho professor e compartilho do gosto pela água que passarinho não gosta de beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.